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Suzano

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Suzano Onde atualmente fica o bairro do Baruel existia, há muito séculos, antes mesmo da chegada dos colonizadores portugueses, uma tribo indígena guarani os Muiramomis, conhecidos como os guerreiros "pés largos".

No final do século XVI, com a consolidação da Vila de São Paulo do Piratininga (São Paulo), os índios que habitavam a região sul do município, estes conhecidos como guaianazes, começaram a fugir da ação dos bandeirantes se deslocando para o território dos "pés largos".

A invasão do território provocou a reação imediata dos guerreiros "pés largos". O conflito foi tão intenso que o frei Salvador Baruel foi chamado para intermediar a crise. Durante anos, o Frei Salvador Baruel, seu irmão padre Francisco Baruel e outros irmãos não religiosos se instalaram na região e, por volta de 1660, construíram a capela dedicada à Nossa Senhora da Piedade, ajudando a controlar a rivalidade entre as tribos, os novos aventureiros e os bandeirantes que rondavam a região em busca de ouro.

As mesmas trilhas utilizadas pelos índios passaram a ser um dos principais acessos rumos ao litoral partindo da Vila de São Paulo do Piratininga e de Mogi das Cruzes (a qual o território pertencia), margeando o rio Guaió. Com o alargamento das trilhas, o caminho passou a ser chamado de Estrada Real do Guaió. Nesta rota passava-se pelo morro do Suindara e pela Capela da Piedade, conhecida nessa época por Piedade de Taiçupeba, pois além da capela, já havia um povoado adjacente que também era cortado pelo rio Taiaçupeba.

O novo centro Nos fins do século XIX, aproximadamente 1875, a companhia Ferrocarrile construiu a estrada de ferro São Paulo-Rio, que ligada Mogi das Cruzes a São Paulo, com os trilhos passando pelos campos de Mirambava, centro atual de Suzano, onde havia uma parada para abastecimento de lenha, denominada Parada Piedade, em referência à capela que estava a 15km daquele ponto.

Com a distância entre a linha férrea e o povoado de Baruel, iniciou-se o crescimento de um novo povoado no entorno da parada Piedade. Alguns anos mais tarde, em 1879, no desempenho de suas funções, Antônio Marques Figueira, jovem português, feitor da estrada de ferro, estabeleceu-se na região.

Em pouco tempo, Antônio e seu irmão Thomé Marques Figueira notaram que o rápido aumento de moradores naquela localidade exigia que se projetasse o crescimento da cidade e com a ajuda de vários moradores locais e também de algumas autoridades elaboraram a planta da região central da cidade, que mais tarde foi aprovada pelo então ministro de Obras Públicas, general Francisco Glicério, e recebe o nome de Vila Concórdia.

Devido à proximidade da estação com o rio Guaió, os moradores não chamavam a localidade nem de Vila Concórdia e nem tão pouco de Parada Piedade e sim de Guaió.

Já primeira década do século XX, o desejo de uma nova estação para passageiros foi alcançado após forte movimentação das lideranças locais. As reivindicações por melhores nas instalações da parada de trens foram levadas ao engenheiro residente da ferrovia doutor Joaquim Augusto Suzano Brandão que, após desenvolver criterioso estudo, atendeu às reivindicações, através da inclusão das desejadas obras em seu plano de trabalho.

A nova estação foi construída dentro dos padrões da época e como forma de demonstrar o reconhecimento pelos serviços prestados à localidade pelo doutor Suzano Brandão, os moradores acharam por bem rebatizar a parada férrea com seu nome e em dezembro de 1907, a Parada Piedade passou a chamar-se Estação Suzano, uma justa homenagem a seu idealizador. E em 11 de dezembro de 1908, a vila também passou a ser chamada oficialmente pelo nome de Suzano.

O povoado experimentou constante crescimento e em dezembro de 1948 foi emancipado de Mogi das Cruzes. Em 2 de abril de 1949 foi dada posse ao primeiro prefeito Abdo Rachid e aos vereadores e esta data tornada festiva por conta da emancipação da antiga vila.

Porque o nome Suzano? A Estrada de Ferro Central do Brasil foi inaugurada em 1875 e ligava a cidade de São Paulo a Mogi das Cruzes e possuía somente a estação de Lajeado, atual Guaianases, e Parada Piedade, que era apenas um posto de reabastecimento de lenha, o combustível dos trens da época.

Com o surgimento da Parada Piedade aumentou o fluxo migratório ao redor da ferrovia. E a partir daí surgiram novos bairros, o Rio Abaixo e Palmeiras, além dos que já existiam: Baruel e Guaió, este último anteriormente chamado de Vila Concórdia e Vila Piedade. Por conta do progresso e das mudanças políticas e sociais da época - década de 1890 com o advento da República no Brasil - os moradores da Vila do Guaió decidiram que a velha parada de reabastecimento fosse transformada em estação para embarque e desembarque de passageiros. A viabilização da nova estação ficou a cargo do Sr. Joaquim Augusto Suzano Brandão, engenheiro residente da Estrada de Ferro Central do Brasil que concretizou a obra. Em dezembro de 1907, a Parada Piedade passou a chamar-se Estação Suzano, uma justa homenagem a seu idealizador, que acabou emprestando seu nome também à cidade.

A instalação definitiva do município ocorreu em 02 de abril de 1949, até então Suzano era um distrito e pertencia a cidade de Mogi das Cruzes. Segundo dados da época, em 01 de janeiro de 1947, sua população era de 13.179 habitantes.

De acordo com estimativas da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados - Seade, no primeiro semestre de 2005, o município já soma 270.566 habitantes.

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Fonte: http://www.suzano.sp.gov.br/CN01/historia/historia.asp


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